Incontinência Urinária Feminina
Cerca de 40% de mulheres são acometidas pela incontinência urinária.
Apesar de atingir a população mais idosa, a incontinência urinária atinge homens e mulheres de todas as idades, sendo duas vezes mais comum no sexo feminino.
Existem vários graus e tipos de incontinência urinária feminina que podem ser leves a severos: a incontinência urinária de esforço é a perda de urina quando (o) a paciente tosse, ri, faz exercício e movimenta-se.
A incontinência urinária de urgência, mais grave do que a de esforço, caracteriza-se pela vontade súbita de urinar que ocorre em meio as atividades diárias e a pessoa perde urina antes de chegar ao banheiro e a incontinência urinária mista é a mistura dos dois tipos de incontinência citados acima e o sintoma mais grave é aquele relacionado com a urgência miccional acompanhada de perdas urinárias.
Independentemente da classificação e do volume de urina perdida, causa um impacto muito grande na vida das mulheres, que muitas vezes optam em excluir-se de atividades sociais para não passar pelo constrangimento e medo das pessoas perceberem a situação ou sentirem o mal cheiro.
O importante é que se você já passou por alguma dessas situações, procure o seu médico urologista e converse com ele (a), para que seja indicado o tratamento mais adequado para o seu caso.